Fundada em 1962, a Adega Cooperativa de Barcelos agregou inicialmente 51 viticultores, tendo como objectivo principal incentivar a produção e comercialização dos Vinhos Verdes nos concelhos de Barcelos e vizinhos, integrados na sub-região do Cávado.
Os seus fundadores, homens que acreditaram na superior qualidade dos vinhos produzidos na região, com uma vontade extraordinária de conseguirem uma força conjunta importante na produção e comercialização dos Vinhos Verdes que cada vez se produziam com maior qualidade.
O número de sócios foi aumentando, atingindo mais de 600 viticultores representando uma área superior a 510ha. De produções muito diversificadas, com vários sistemas de plantações e castas utilizadas, existe uma preocupação permanente por parte das várias Direcções e dos seus técnicos, em promoverem a modernização das vinhas, aconselhando os seus sócios no trabalho de campo e nas actuais técnicas utilizadas desde a plantação até à comercialização, passando pela vindima, vinificação e engarrafamento
|
|